A palavra chave para reduzir a reverberação (eco) em ambientes é absorção sonora. Você precisa encontrar uma maneira de diminuir a reverberação, colocando elementos que absorvam o ruído. Existem alguns materiais que possuem essas características: tecidos grossos, como cortinas de veludo e tapetes; móveis e objetos de madeira; e material isolante no forro. 

O forro é um bom local para você atacar e tentar reduzir a reverberação. Colocar materiais porosos ou fibrosos, perfurados ou com ranhuras, rígidos ou de estrutura micro-celular melhoram o tempo de reverberação do ambiente. Além do mais, diminuem a passagem de som para o ambiente externo, ajudando no isolamento acústico 

Existem cinco principais tipos de forros: os de fibra mineral, compostos de argila e resíduos minerais; os de lã de rocha; os de gesso; os de madeira; os de espuma; e os metálicos. É bom lembrar que o tipo de forro ideal vai depender da finalidade do ambiente, e as característica acústicas são só um aspecto. 

Na verdade, o planejamento da acústica deve estar no início do projeto do ambiente e deve ser elaborado com base em recomendações de profissionais especializados em acústica. As tentativas de corrigir a acústica em ambientes já prontos costumam ser menos eficazes e muito caras. É a velha história do barato que sai caro. 

Por isso, se você está planejando construir um ambiente grande, antes mesmo de comprar o cimento, planeje direitinho como será feito o isolamento acústico e não corra o risco de ter que apelar para técnicas pouco eficazes para reduzir a reverberação depois. 

Procure um profissional na área de acústica ou de sonorização de ambientes para prestar consultoria e direcionar para o melhor resultado.