Tudo, absolutamente tudo, o que está dentro do seu estabelecimento influencia na atitude dos clientes, no humor dos vendedores e atendentes e consequentemente nas atividades comerciais. Vivemos na era do marketing multi-sensorial, usando todos os sentidos para atrair e agradar o cliente. Acredite, até o cheiro. Recentemente as grandes lojas de varejo têm investido no cheiro como identidade da marca.
O visual, a iluminação, a temperatura e o cheiro de uma loja são importantíssimos para as vendas e a trilha sonora também. Alguns cuidados com os fatores sonoros da sua loja podem mudar seus resultados. Neste post daremos dicas para você musicalizar seu ambiente. O ditado a primeira impressão é a que fica é praticamente regra, sem exceções, quando o assunto é ambiente externo e interno da empresa do comércio. E é fácil descobrir por que: o cliente está cada vez mais exigente. Além do desejo de ser bem atendido, o consumidor quer estar em um lugar em que se sinta à vontade.
Muita gente ainda não acredita no poder que a música tem. Inclusive alguns Lojistas, donos e Gerentes de lojas tomam todos os cuidados com a aplicação das cores, comunicação visual, produtos em exposição, áreas de destaque na loja e muitos outros, e esquecem da qualidade sonora de sua Loja. Uma boa música pode se tornar a identidade e o diferencial da sua loja.
O primeiro passo para conseguir uma trilha de qualidade é identificar o perfil do público alvo da empresa, levantando dados como poder aquisitivo e idade dos clientes. Também é importante levar em conta a localização do ponto de venda: área central ou bairro; shopping; galerias; lojas de rua etc. Assim, será possível elaborar uma playlist de músicas de qualidade.
A música deve estar de acordo com o posicionamento que sua loja quer e com a imagem que você deseja passar ao seu consumidor. Imagine: você entrando em uma loja de Joias, conceituada no mercado, e lá estiver tocando Calipso. Não é a música em si, mas sim o ambiente. Músicas mais populares como Axé e Sertanejo são mais indicadas para uma loja de perfil popular.
Normalmente as grandes redes de mercado fazem muito bom uso da música. Um rock ou uma música mais rápida, são utilizados para acelerar o cliente no ponto de venda. Uma música acelerada vai propiciar que seus clientes andem mais rápido por sua loja. Este efeito normalmente é utilizado em horários de pico da loja, quando o excesso de clientes começa a prejudicar a segurança e a qualidade do atendimento.
Músicas mais calmas e lentas, são utilizadas para reter seu cliente no ponto de venda. Uma música mais lenta fará com que seu cliente fique mais tempo em sua loja, passe mais tempo à vontade, e por consequência, compre mais. É o tipo de música mais utilizado pelos lojistas.
Uma música eletrônica ou de caráter jovem, são utilizadas principalmente por lojas de vestuário, e a escolha do tipo bandas ou artistas tem a ver com o perfil das roupas vendidas, por exemplo, uma loja de surf poderá colocar uma trilha de reggae. Já numa loja de perfil fashion, a trilha certamente será composta por músicas eletrônicas ou que passem um perfil de modernidade e última tendência à loja. E não se esqueça, de nada adianta ter uma maravilhosa trilha sonora se o sistema de som não está à altura par reproduzi-la com alta fidelidade.
E se você tem uma loja, ou qualquer outro ambiente comercial, confira as nossas dicas sobre como sonorizar seu ambiente. Em caso de dificuldades, entre em contato conosco, teremos o prazer em ajudar.
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